sábado, 13 de março de 2010

INFORMAÇÕES DE ESPÍRITO SANTO RN

VEGETAÇÃO - Floresta Subperifólia - vegetação constituída por árvores sempre verdes, possuem grande número de folhas largas, troncos relativamente delgados, densa e o solo apresenta-se recoberto por uma camada de húmus.
Campo de Várzea - vegetação que ocorre nas várzeas úmidas e periferia de cursos d'água, constitui-se, principalmente, por espécies herbáceas da família das gramíneas e ciperáceas. Entre outras espécies destacam-se a baronesa, junco e periperi.
Caatinga Hiperxerófila - vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactácea e plantas de porte mais baixo e espalhado. Entre outras espécies destacam-se a jurema-preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro, xique-xique e facheiro.

Menos de 100 metros de altitude.

RELEVO -Depressão sub-litorânea - terrenos rebaixados, localizados entre duas formas de relevo de maior altitude. Ocorre entre os Tabuleiros Costeiros e o Planalto da Borborema.

Planícies Fluviais - terrenos baixos e planos situados nas margens dos rios. Também denominados de vales.

Tabuleiros Costeiros - relevos planos de baixa altitude, também denominados planaltos rebaixados, formados basicamente por argilas (barro), localiza-se próximo ao litoral, às vezes chegando ao litoral.

HIDROGRAFIA

Bacias hidrográficas: Jacu.
Rios e riachos principais: Rios: Jacu, Ararai, Catu.
Riachos: da Várzea, do Sal, da Una, Jundiá, Barbatinga, Barroca, Umbu, das Pedras e Pequiri.
Lagoas: da Porta, Genipapo, Carnaúba.

GEOLOGIA E SOLO - Solos predominantes e características principais:
Planosol Solódico - fertilidade natural alta, textura argilosa e arenosa, relevo suave ondulado, imperfeitamente drenados, rasos.
Areias Quartzosas Distróficas - fertilidade natural extremamente baixa, textura arenosa, relevo plano, excessivamente drenado, profundo.
Latosol Vermelho Amarelo Distrófico - fertilidade natural baixa, textura média, relevo plano, fortemente drenado, muito profundos e porosos.
Solos Aluviais Eutróficos - fertilidade natural alta, textura argilo-arenosa, argilosa e arenosa, relevo plano, imperfeitamente a moderadamente drenados, medianamente profundos.
Uso: os Planossolos são utilizados, principalmente, com pecuária e em pequenas áreas com algodão, milho e feijão consorciados, além de sisal e palma forrageira, em alguns locais. Seu aproveitamento racional com pecuária requer melhoramento das pastagens e intensificação da palma forrageira.
A maior parte da área dos solos Areias Quartzosas Distróficos encontra-se coberta pela vegetação natural primitiva (cerrados). Praticamente não são utilizados com agricultura, sendo mais indicados para as culturas do cajueiro e coqueiro, recomendando-se adubações bastante parceladas.
As áreas com predominância de Latossolos são utilizadas com fruticultura (manga, banana, abacate, jaca), além de culturas da mandioca, sisal, milho, feijão e pastagens. Apresentam condições favoráveis a mecanização agrícola e seu aproveitamento racional requer adubações parceladas e irrigação no período seco.
Os solos Aluviais Eutróficos são cultivados, na maior parte da área com a cultura da cana-de-açúcar e pastagens, além de fruticultura (coqueiros, mangueiras, laranjeiras, bananeiras e mamoeiro). Estes solos devem ser intensamente cultivados com agricultura.
Aptidão Agrícola: regular para pastagem plantada, aptas para culturas especiais de ciclo longo (algodão arbóreo, sisal, caju, e coco). Regular para, silvicultura e para pastagem natural. Regular para lavouras, apta para culturas de ciclo curto e aptas para dois cultivos por ano.
Sistema de Manejo: baixo, médio e alto nível tecnológico. As práticas agrícolas dependem tanto do trabalho braçal e da tração animal, com implementos agrícolas, como a motomecanização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENTE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.

Minha lista de blogs

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

CONTADOR DE VISITAS